10 coisas que aprendi antes dos 20

Ao longo da vida vamos aprendendo algumas coisinhas que são importantes para uma vida melhor e um bom convívio com as pessoas ao seu redor. Essas são dez coisas que aprendi antes dos vinte anos e que valem a pena serem lembradas:

1. Nunca diga “eu sei”. Dizer eu sei pode fazer com que você pareça arrogante e só irá fazer com que você perca oportunidades de aprender coisas novas ou maneiras diferentes de fazer algo. E mesmo quando você realmente souber, se a outra pessoa estiver disposta a ensinar, deixe que ela te ensine pode ser gratificante tanto para você como para a outra pessoa. Trocar informações e experiências de vida é uma ótima maneira de aprender. Mantenha a mente aberta sempre.

2. Seja humilde, nariz empinado só vai fazer você tropeçar.

3. Enquanto você dorme o mundo gira. Sabe aquele sonho que você tem desde criança? Então lembre se que não existe nada nesse mundo que possa te impedir de realiza-lo, a não ser você mesmo. Então se você quer alguma coisa levante seu bumbum da cama e mãos a obra. O tempo que você passar dormindo é o tempo que outra pessoa está usando para se dedicar a seus objetivos e sonhos e se você ficar parado outro alguém pode conquistar o seu lugar. A vida é curta para se gastar dormindo, muita coisa incrível pode acontecer, só basta você fazer acontecer!

4. Se você não tentar, não vai saber. É melhor se arrepender de algo que você fez, do que aquilo que você não fez. Não viva com o “se eu tivesse feito…”. Viva! O medo é natural e é bom ponderar o que vale ou não a pena fazer, mas se você quer algo, vá em frente e tente.

5. Você é o que você come. Sabe todos aqueles salgadinhos, refrigerantes e fast foods que você come agora? Eles podem até parecer inofensivos, por enquanto. Mas apenas por enquanto, em um futuro não muito longe eles vão mostrar o resultado no seu corpo. Espinhas, celulites, estrias, doenças e assim por diante. Todos já ouviram o ditado que diz que prevenir é o melhor remédio. Eu acredito que se alimentar bem é o melhor remédio. Sabe aquele suco de limão, aquele que você não precisa nem tirar a casca, só coloca no liquidificador com água e açúcar? Ele afina o seu sangue e evita muitas das espinhas que tanto incomodam os jovens. É fácil, só basta querer! Seu corpo é sua máquina, então cuide bem dele e você não vai precisar repor nenhuma peça e poderá viver por mais tempo e melhor, sem dores, sem doenças, só basta você se cuidar. Uma alimentação saudável é tudo!

6. Não defina todos por um. Não é porque um cachorro te mordeu quando você era criança que todos os cachorros são ruins e vão te machucar. Não é porque a comida de um restaurante é ruim que todos os outros restaurantes vão ser ruins. Nem é porque um garoto foi idiota com você e partiu seu coração que todos vão ser iguais, tudo no mundo é diferente e principalmente os seres humanos. Então não crie preconceitos baseado em apenas uma experiência.

7. Aproveite o momento, os amigos e família que você tem. Nunca se sabe o dia de amanhã, então aproveite o máximo os momentos que você tem com quem ama. Não fique no celular o tempo todo, se desconecte um pouco, converse, brinque se divirta, existe um mundo além da tela dos celulares e computadores e esse mundo é muito melhor do que o virtual. Quando somos novos parece que o tempo é uma eternidade e que vamos ter tudo que amamos sempre com a gente, mas a vida não é assim. Então aproveita e viva o agora!

8. Aprenda a lidar com as mudanças. Essa é a parte da vida que mais dói quando crescemos, ver as pessoas que amamos partirem, as vezes elas vão por escolha própria, as vezes elas são tiradas da gente, mas não importa a maneira que elas se foram, sempre vai machucar. O importante é a maneira como você aprende a lhe dar com as perdas que você vai ter no seu caminho.

9. Sempre vai ter uma luz no fim do túnel. Nenhuma tristeza é eterna. Não se desespere. Existem tempos na vida que as coisas não irão correr muito bem, mas continue forte e você vai ver que quando menos esperar a vida te surpreende com algo muito bom. É assim que a vida funciona, cheia de altos e baixos, a tristeza é passageira e faz com que valorizemos a nossa felicidade.

10. Não seja negativo. Acredite! As pessoas estão ficando sem fé em si mesmas. Você já deve ter conhecido alguém que adora dizer “não” o tempo todo ou até mesmo você pode ter dito não muitas vezes. Seja positivo e diga coisas boas. O universo conspira a nossa favor. Afinal, se você mesmo não acreditar em você, quem é vai acreditar?

E vocês? Quais as experiências e lições que vocês aprenderam que mais marcaram suas vidas?

1 comentário em “10 coisas que aprendi antes dos 20”

Deixe uma resposta