Como escolher a faculdade?

Quando criança temos muitos sonhos, ser médico, astronauta, bailarina, jogador de futebol, veterinário. Mas com o tempo, nossa personalidade vai se formando e vamos descobrindo nossos talentos, aquilo o que gostamos ou não de fazer e naquilo que podemos ser realmente bons se investirmos nosso tempo. Eu por exemplo, cheguei a pensar em ser veterinária quando criança, até descobrir que eu teria que colocar meu lindo bracinho dentro de vaquinhas. Não achei a ideia muito agradável!

Descobrir a faculdade que eu gostaria de cursar não foi uma decisão fácil. Então vou expor para vocês um pouco da experiência que tive nos últimos anos sobre a faculdade e tentar ajudar quem estiver com dúvidas ou ainda estiver tentando decidir qual curso fazer.

A primeira situação que temos que ter em mente, é que muitos de nós saímos do colégio ainda com muito o que aprender na vida e sobre nós mesmos. A maturidade é um fator que influência muito na hora de escolher seu curso. Não adianta começar uma faculdade porque é a que seus pais querem, ou porque seus amigos acham legal, ou porque é um “curso conceituado”. Você tem que entrar na faculdade de cabeça, totalmente dedicado e disposto a aprender. Se você não estiver tão certo do que quer, espere 6 meses ou um ano. Trabalhe, tente um estágio na área que você pensa em trabalhar, ou ao menos tente conversar e passar um tempo com pessoas que trabalham na área que você deseja cursar na faculdade. Uma boa maneira de começar a descobrir e se certificar da sua escolha é procurar vídeos sobre as aulas da faculdade no youtube, pesquise no google mais sobre o dia a dia da profissão e os locais de trabalho. Muitas vezes, a pesquisa pode mostrar uma realidade totalmente diferente daquela que você imaginou, porque na adolescência criamos expectativas grandes demais em relação ao futuro.

Outro fator a analisar é o medo da escolha. O medo é um elemento natural, é bom se controlado, faz com que ponderemos sobre os prós e contras antes de agirmos. Mas se você pesquisar e se preparar bem para essa nova fase da sua vida, não tem porque ter medo. Encare seus medos e siga em frente. E em último caso você sempre pode começar outro curso quando terminar o curso que você escolheu. A faculdade com certeza tem sido uma das melhores fases da minha vida. Conheci pessoas incríveis, fiz grandes amigos e amores. E o melhor, estou estudando sobre o que amo (sim, eu tenho muitos amores na vida, tipo estudar kkkk :P).

Então vou conversar com amigos e pessoas que conheço de vários cursos diferentes e expor para vocês um pouquinho sobre a experiência que essas pessoas tiveram em cada curso aqui no blog. Aguardem que em breve vai ter postagem sobre vários cursos. E se você já estiver na faculdade, deixa um comentário contando um pouco sobre o seu curso. Beijos e até a próxima postagem.

Deixe uma resposta