4 dicas para ajudar você a decidir que profissão seguir

Entrar na faculdade pode ser um dos maiores passos da nossa vida para o crescimento, pois pode ser a primeira vez que muitos de nós tomam uma decisão importante por si sós sobre seu futuro. Então separei algumas pontos importantes para se pensar antes de escolher a profissão que quer se dedicar:

1. Faça uma lista dos seus super poderes
Isso mesmo. Todo mundo tem super poderes. Você só precisa parar um pouco para reparar neles e se não conseguir enxerga-los sozinho, peça ajuda para seus pais, irmãos, namorado(a), pessoa que sejam próximas de você. A ideia é criar uma lista com atividades que você gosta e que é bom (ou pode ser se dedicar um pouco mais de tempo) e qualidades suas. Anote as coisas mais simples que você gosta como “cozinhar”, “jogar vídeo game”, “praticar algum exporte”, “cuidar de crianças”, “ajudar as pessoas”, “ensinar”. Tudo que você souber fazer ou gostar tá valendo como super poder. É importante se conhecer melhor antes de escolher a faculdade que você quer cursar.

2. Pesquise sobre o assunto
Comecem em casa mesmo, você pode procurar pelo currículo do curso desejado, em vários sites de universidades você pode encontrar a grade curricular do curso, assim você já pode ter uma noção de que matérias vai ter durante a faculdade. Outra maneira de pesquisar, é ler sobre a área que deseja cursar e assistir vídeos no youtube. Muitos alunos filmam aulas do seus cursos e publicam no youtube. Assim, pela sua empolgação você já pode ter uma pequena noção se vai gostar ou não do curso.

3. Converse com pessoas que fazem faculdade ou trabalham no ramo.
É legal ter pelo menos uma ideia de em que lugares você irá trabalhar, com que pessoas você ira trabalhar, se são crianças, adultos, se vai trabalhar na frente de um computador ou andando e se movimentando durante todo o período de trabalho. Este é um tópico interessante para que não fiquemos presos a ideias de filmes e da nossa imaginação. Meu pai sempre me diz que antes de partir para a batalha é preciso analisar o terreno onde iremos pisar. Quanto mais preparado você estiver, mais seguro vai ficar da sua decisão.

4. Não tenha medo, nem ódio nesse coração.
Todos temos medos e inseguranças. Quando começamos uma faculdade é um passo muito grande e muito legal da nossa vida. E não tenha medo quando perguntamos vierem a sua mente, como: “Será que esse é curso certo?” Se arrisque. Se você acha legal, e sabe que pode dar conta. Vá em frente! Não deixe o medo de te impedir de viver essa fase tão incrível da vida. Nunca fixe na ideia de que é velho demais, ou novo demais, idade é o que menos importa na vida. Se você tiver saúde, vontade de estudar e aprender é só colocar a mão na massa e seguir em frente. E nada de dizer que não é bom em certa matéria ou que odeio física ou matemática. Tudo é questão de se dedicar e querer aprender.

5. Faça o que você quer fazer, não o que os outros querem que você faça.
É você quem vai estudar, trabalhar e viver sua vida, então não tome suas decisões baseado no que os outros dizem ser o certo. É muito legal escutar o que as outras pessoas tem a falar, podemos aprender muito com pessoas que já tem mais maturidade e experiência que nós. Mas vale muito a pena você ponderar, isso que me dizem realmente se aplica a mim? Essa experiência serve pra mim? Em todos os momentos da vida é muito importante termos consciência de que é preciso escutar mas como se tivéssemos um filtro onde separamos o que realmente é útil e que devemos absorver e daquilo que simplesmente devemos ignorar e seguir em frente.

E ai anotou tudo? Já tá mais fácil escolher o curso?

Deixe uma resposta