Filme: O clube do livro de Jane Austen

Jane Austen é uma escritora incrível, que a mais de um século vem inspirando diversas pessoas atráves de seus livros, e foram eles que deram origem ao filme O Clube de leitura de Jane Austen. Jane sem dúvidas é uma das minhas escritoras preferidas, então quando decidi assistir o filme pensei, será que esse filme pode ser tão bom quanto um livro da Jane? Comparações são difíceis de se fazer e exigem muita observação e atenção, como não sou uma das melhores observadoras vou deixar a comparação para vocês, o que posso dizer é que não tinha grandes expectativas quanto ao filme mas ele realmente me impressionou.

O filme consegue trazer conflitos emocionais e questões do dia a dia e interligá-los com situações vividas nos livros de Jane. Também como nos livros, o filme apresenta personagens com qualidades e personalidades bem adversas, e nunca se esquecendo de se questionar sobre o amor, o filme nos mostra o amor nos dias atuais e a arte de cortejar comparados com os relatos dos livros de Austen. Bernadette (Kathy Baker) uma mulher que foi casada seis vezes e hoje vive sozinha, sempre alegre e disposta. Jocelyn (Maria Bello) uma fugitiva da paixão, jamais se casou e é apaixonada por cães. Sylvia (Amy Brenneman) era casada e tem 3 filhos, mas sua vida muda completamente quando o marido relata estar apaixonado por outra mulher. Allegra (Maggie Grace), filha de Sylvia, é uma jovem que gosta de meninas que decide voltar para casa para servir de suporte à mãe. Prudia (Emily Blunt, interpretou a Emily assistente da Miranda em O Diabo veste prada) é uma jovem professora de francês que sonha em conhecer Paris, e Grigg (Hugh Dancy), um fã de ficção científica que foi amarrado no grupo por Jocelyn com a esperança de que ele e Sylvia formem um casal compatível, juntos eles organizam o Clube do livro de Jane Austen.

Para os entendidos de Austen…

Em Desvendando o clube do livro, uma gravação bônus no lançamento em DVD do filme, o diretor e roteirista Robin Swicord explica como cada um dos membros do clube do livro é baseado em um dos romances de Jane Austen. Bernadette representa Mrs. Gardiner em Orgulho e Preconceito, Sylvia é modelada como Fanny Price em Mansfield Park, Jocelyn reflete a personagem título de Emma, Prudie é similar a Anne Elliot em Persuasão, Allegra é mais parecida com Marianne em Razão e sentimento, e Grigg representa todos os incompreendidos personagens masculinos de Austen.

Deixe uma resposta