4 coisas que você precisa saber para construir seu site!

A algum tempo venho pesquisando como montar e personalizar sites, mas poucas pessoas compartilham essas informações na internet. Então para facilitar para novos curiosos e desbravadores como eu, resolvi começar a relatar aqui os meus conhecimentos até o momento sobre o assunto. Para começar você vai precisar entender o que é um domínio, hospedagem, liguagem php, css e html. Você deve estar se perguntando o que é tudo isso? Será que vai ser muito difícil? Se você quer um site bem programado e organizado, sim é demorado e exige muito empenho, porém se você quer uma maneira simples para criar um site ou blog, você pode utilizar a plataforma Blogger.

1. O que é um domínio?
Domínio é aquilo que você vê e digita no seu navegador para direcionar para um site. Você pode conseguir dominios gratuitos na internet, mas esses dominios gratuitos sempre viram seguidos de um nome como no caso do blog, onde o nome do seu site sempre vem seguido de .blogspot.com, porém se vc quiser um dominio personalizado, você terá que pagar por isso. Eu utilizo o UolHost, nele eu consegui um preço mais acessivel, onde puda paga-lo com boleto bancario e só preciso pagar uma vez por ano. Lá você poderá escolher o nome do seu site e definir se terminará com .com; .br; .net; entre outros. Exemplo: www.seusite.com

2. O que é hospedagem?
Depois de obter seu domínio, você precisará de uma hospedagem para colocar todos os arquivos do seu site. No caso aqui você colocara os arquivos necessários para que o site apareça no navegador, para isso você poderá utilizar ferramentas como wordpress, que é a ferramenta que eu uso, ou outras como joomla, nunca usei essa ferramenta então não posso dizer se é boa ou não. Quanto a hospedagem ela poderá ser paga ou gratuita. Você pode obter uma hospedagem paga em sites como UolHost, nesse caso você terá que fazer o pagamento por mês. Ou então pode obter uma hospedagem gratuita em sites como 00webhost, ou hostinger. Usei o 00webhost por um longo tempo, mas começou a apresentar alguns problemas nos ultimos meses então hospedei meu site no hostinger, até agora ele tem funcionado muito bem.

3. O que é liguagem php, css e html?
Essas linguagens são os códigos que você criara ou baixará da internet para colocar na sua hospedagem. o PHP vai nos dar a estrutura, ele também direcionará seus sites para plugin (plugins dão mais opção para o seu site, como comentários no facebook, direcionamento para ultimas fotos postadas, e várias outras opções), o HTML servirá como uma estrutura para o site, ele dirá onde vai ficar o cabeçalho, o menu, onde começam as postagens do seu site, e por ultimo CSS que dará estilo no seu site, ele irá dizer que cor e fonte vão ser usadas nas letras do seu site, nos títulos. Normalmente o CSS está junto com o HTML. Parece complicado? Não se preocupe, com tempo e paciência, todos esses nomes e código irão se tornando simples e de fácil manipulação.

4. Agora que você já sabe os conceitos básicos você deve estar se perguntando. Por onde começar?

Existem duas plataformas muito famosas que auxiliam muito na construção de sites: Blogger e WordPress. O primeiro passo ao construir um site é definir qual plataforma você irá utilizar. Se for para um blog mais simples, sem muito compromisso, algo mais pratico eu indico o Blogger. Caso você queira algo mais profissional e com mais recursos, pode apostar no wordpress.

  • O Blogger é uma ferramenta gratuita e intuitiva muito utilizada hoje em dia, você tem recursos visuais onde poderá mudar o fundo do site, poderá postar notícias e criar páginas com as informações sobre o site, porém o blogger tem suas limitações, mas se você quer algo pratico e rapido, o Blogger é a melhor saída, vc não precisará se preocupar com hospedagem, com as liguagens php, html e css, e ele ainda oferece um dominio gratuito na web, porém o nome do seu site sempre virá seguido de blogspot.com ; se você quiser pagar por um domínio ele apresenta a opção de direcionar seu site para um dominio próprio(o dominio que voê comprar).
  • O WordPress é minha ferramenta favorita no momento ele oferece um sistema onde você poderá trabalhar com as liguagens php, html e css de uma maneira mais direta. Você poderá baixar temas já prontos ou criar o seu próprio tema, vou explorar mais esse conceitos de temas e criação nos próximos posts.

Conseguiram entender um pouquinho? Logo vou ensinar como personalizar o seu site e deixar do seu jeitinho.

Deixe uma resposta